Ínicio Facilidades Preços / Promoções Reservas Actividades Mapa Breve História



Breve História

SOBRE O ESTREITO DA CALHETA

A freguesia do Estreito da Calheta fica situada no Concelho da Calheta, que é o maior concelho da ilha com os seus 116 km2.

Esta freguesia foi uma das primeiras a serem povoadas e sujeitas à exploração agrícola, no séc. XV, e tem-se mantido uma vila agrícola, destacando-se as culturas da vinha e da cana-de-açucar, mas incluindo também a batata, a batata-doce e o feijão.

A população actual é de aproximadamente 2.000 pessoas, devido às migrações para países como a Venezuela e a África do Sul.

SOBRE A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Situada no Sítio da Igreja Abaixo, esta capela foi fundada em 1873 por André de França Andrade.

Reza a história que André de França Andrade era um fidalgo que foi o primeiro povoador a se radicar nestas terras ao ser-lhe concedida uma fazenda que seria mais tarde a origem da primeira povoação do Estreito da Calheta.

COMO CHEGAR

Vindo do Funchal pela “via rápida” até à Ribeira Brava, continuando pela “via expresso” até à Calheta; chegando à rotunda, siga em direcção aos “Prazeres” , saindo na primeira à direita após segundo túnel onde diz “Estreito da Calheta”; depois vire à sua esquerda, desça a rua e vire à direita, e logo depois na primeira à esquerda, para o Caminho da Conceição.

A Casa Nossa Senhora da Conceição fica à sua direita, no início desta rua, em frente à capela.